Estudantes promovem sarau em orfanato

O amor ao próximo, a empatia, a solidariedade e o afeto são alguns dos aprendizados adquiridos por meio desta experiência.

Entre as diversas atividades realizadas no contraturno escolar, estão as “Oficinas de Poesia uniVERSO que coMOVE”.

Com um grupo de estudantes multietário do Ensino Fundamental II e Médio, os encontros são cheios de atividades que promovem o exercício criativo da escrita e o incentivo a leitura por meio da arte de declamar.

As oficinas são ministradas pela professora Ingrid Oliveira e em 2019 os estudantes trouxeram uma série de ideias para compartilhar o que aprendem nas aulas com nossa comunidade. Uma dessas iniciativas foi promover um Sarau para crianças residentes de um orfanato.

A atividade foi realizada no Lar Casa do Caminho – uma das instituições cadastradas na Rede Colaborativa Certus, que recebe doações de diversas campanhas sociais realizadas pelo colégio – e contemplou a apresentação de poesias e músicas coreografadas.

Nós batemos um papo para falar sobre o projeto uniVERSO que coMOVE e ouvimos a história dos pais da casa, o Lúcio e a Mariana, desde quando eram crianças. Brincamos, rimos, dançamos e cantamos com muita alegria. Eles são muito talentosos, aprendemos muito lá dentro. A visita ao orfanato foi inesquecível.  

Ingrid Oliveira, professora de técnicas de redação e facilitadora do projeto.

O momento foi de troca e aprendizado mútuo os estudantes puderam acessar uma realidade ainda desconhecida por eles e os residentes do Lar Casa do Caminho tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre sua história e dividi-la com outras pessoas.

Eu vi que eles eram, realmente, uma grande família. Sou grata pois nós tivemos a oportunidade de trocar conhecimentos, sensações e arte. Foi incrível ter conhecido e rido com eles. Senti que saí de lá com meu coração mais leve.

Agatha Beatriz, estudante 9º ano A1.

Além das declamações e atividades levadas pelos alunos do Certus os anfitriões também proporcionaram um show ao apresentarem um pouco do que aprendem em seu convívio na casa. Os talentos passearam entre a música, demonstrando habilidades de cantar, dançar e tocar um instrumento até outras práticas, como por exemplo o desenho.

Ir a lugares como um orfanato nos faz pensar sobre gratidão e humildade! Cada um lá, sem dúvidas, é um exemplo para nós, histórias de vida diferentes, mas um lindo propósito onde o que prevalece é o amor.

Beatriz Amorim, estudante 1º médio A2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *