Por Paulo Taiacolo
Em 200 anos de civilização conseguimos destruir o planeta. Mais de 25 milhões de toneladas de lixo vão parar nos oceanos todo ano e isso não é um exagero. A quantidade de lixo plástico jogado no mar equivale a 3 Franças. E por mais que algo seja ou não feito até 2050, as estimativas são que teremos mais plástico do que peixes nos oceanos.
Por mais que a gente negue aquela sacola plástica do mercado, não é ela que é a nossa inimiga, é importante que entendamos que o tipo de consumo e sistema econômico que estamos acostumados, esse sim, é nosso inimigo.
Nosso meio ambiente, o lugar onde a gente vive hoje em dia é apenas um produto, esse sistema tem apenas um objetivo, transformar do meio ambiente um produto e com isso vender e lucrar o máximo possível com o mínimo de prejuízo, esse sistema é sobre a destruição do meio. O dia da sobrecarga da terra é como um aviso para nós, em 2018 esse dia aconteceu em 1 de Agosto, em mais ou menos metade de um ano nós esgotamos tudo que a Terra é capaz de produzir, nós consumimos e produzimos mais do que a Terra consegue suportar, o modo que a gente vive é ilógico e insustentável.
Mas o que nós podemos fazer em relação a tudo isso?
Nós como indivíduos temos pouquíssima força em relação a isso, mas podemos sim começar a mudar, repensar o nosso consumo é o principal, pensar se realmente vale a pena comprar roupas novas todo mês, comprar marcas caras enquanto temos pessoas passando fome, que não tem casa ou acesso a educação. E essas pessoas não tem isso não é porque elas não conseguem, é porque elas não tem dinheiro e enquanto elas sofrem a indústria da moda continua produzindo milhares de bolsas de marcas caras com valores absurdos e as pessoas continuam comprando.
Pra onde está indo o seu dinheiro? Qual a sua contribuição para o meio ambiente? Estudar e aprender sobre o assunto é a nossa arma mais poderosa contra isso. Repense.
Assista a Tedtalk do Paulo e saiba mais sobre o tema:
O Clubes TED-Ed, é um projeto que o Certus adotou em 2018. A iniciativa consiste em incentivar a propagação de ideias que realmente merecem ser compartilhadas!
Por meio das oficinas os estudantes aprendem como reconhecer uma boa ideia, e depois são instruídos de como se comportar em uma apresentação com plateia.