A vida é feita de ciclos para todos os seres vivos do ambiente.
A beleza do processo da natureza está em admirar a transformação com o passar do tempo.
Tomando como premissa o aprendizado sobre o ambiente e os seres vivos, os estudantes do 2º ano do Fundamental fizeram um exercício de observação como Charles Darwin e constataram como a vida é bonita e é bonita.
Tudo começou com o conteúdo ‘Os componentes do ambiente’, um momento dos estudos de ciência em que são abordados os seres vivos (como plantas e os animais), e os seres não vivos (a areia, o ar, a luz do sol, as construções feitas pelos seres humanos).
A partir disso, as características dos seres vivos, o ciclo da vida, ou melhor, as etapas da vida de um ser são apresentadas.
Assim os estudantes conhecem conceitos como nascer e crescer, reproduzir e morrer, bem como outras características importantes como o alimento, água e ar para a sobrevivência.
A compreensão do ciclo da vida, seja de um animal ou de uma planta, desenvolve a noção de espaço e tempo, além dos princípios científicos, habilidades e competências que serão aprimoradas ao longo da vida escolar.
No ensino fundamental, unida à alfabetização (aprendizagem da leitura e escrita), permite que os estudos se tornem mais complexos e que as crianças ampliem a sua visão de mundo.
Admirando a transformação da vida.
Entendendo que alguns seres nascem do corpo da fêmea, outros de ovos, ou da semente, no caso das plantas, a turma conhece como é o nascimento e o desenvolvimento dos seres vivos.
Ao ser apresentada a metamorfose, ou melhor, a transformação de alguns filhotes, uma aluna trouxe para a escola uma lagarta para a turma acompanhar a evolução.
“Uma estudante trouxe várias lagartas mais feias
Conta a professora Patrícia Osada.
– similares às lagartas de fogo”…
Deixada dentro de um pote plástico que serviu de aquário aberto os estudantes puderam observar como funciona o processo de transformação que envolve as etapas ovo, lagarta, casulo e borboleta.
“O mais interessante é que quando foi aberto o pote a borboleta não saiu por não saber voar”, conta a professora.
A aprendizagem quando traz significado alça voos.
“A turma viu uma bela borboleta e ficou emocionada”,
Patrícia Osada, professora do 2º ano Fundamental.
O grupo teve a ideia de deixar o pote próximo a uma árvore, para não assustar a borboleta e ela alçar voos.
Assim, como esperado, a borboleta saiu do pote e foi para a árvore onde ficou.
Encantadas, as crianças chegaram a várias conclusões e assimilaram o fato às diferentes situações:
“Nossa tia é igual quando a gente não sabe nadar!”…
A aula de como é o processo da lagarta para se transformar em borboleta pode trazer mais significados do que supomos.
Assim como o encanto com o nascer de uma nova vida. Do toque apertado de um bebê sobre um dedo, ou o brilho do sol ao nascer de uma nova manhã.
O ciclo da vida é belo. O tempo passa e a gente muda. Ainda bem!
Essa publicação foi escrita em parceria com o depoimento da Professora Patrícia Osada (@patriciaosada).