A paixão pela literatura é uma relação que deve ser cultivada constantemente. Estabelecer este elo é, entretanto, um desafio.
Consciente do seu legado, a professora de literatura Patrícia Salgado, responsável pelo projeto Balaio de Leitura empreende há dois anos o Júri Simulado de Literatura.
O projeto propõe que alunos do Ensino Médio formem grupos com a missão de defender e/ou acusar um autor. Durante a atividade os estudantes simulam a ação de um Tribunal do Júri.
Todos investigam
profundamente
o tema tratadoFernanda Ribeiro Paiva – 3º médio A1
Cada equipe faz uma ampla pesquisa histórica do autor-cliente e se prepara para a defesa que acontece com a presença de promotores, advogados de defesa, juiz, réus e jurados, como em um julgamento real. Os segundos anos ficaram com os autores do Realismo-Naturalismo brasileiro ou português – Eça de Queiroz, Raul Pompéia, Machado de Assis e Aluísio de Azevedo -, enquanto os terceiros anos trabalharam com os representantes da segunda geração modernista como – Jorge Amado, Rachel de Queiroz, José Lins do Rêgo, Érico Veríssimo e Graciliano Ramos.
“É uma importante oportunidade para aprofundar os conhecimentos dos conteúdos discutidos em sala”, pontua a aluna Isabella Barreiro Pereira, do 2º A2.
Inspirar alunos a se interessarem pela leitura de grandes obras clássicas do acervo nacional é sempre uma questão para o professor. Mas pode ser um processo prazeroso para ambos quando se recorre a estratégias inovadoras.
A iniciativa possibilita o exercício da argumentação, a retórica, organização de ideias, além do trabalho em equipe com aplicação e aceitação de regras. Realizado desde 2015, o objetivo principal é desenvolver as habilidades de comunicação escrita e oral em língua portuguesa dentro de uma situação problema. Fernanda Ribeiro Paiva, do 3º A1 fica muito feliz em ver como os colegas se envolvem com o trabalho: “Todos investigam profundamente o tema tratado”.
É mais do que uma prova
em termos de conhecimento adquirido,
pois os alunos podem se aprofundar nos conteúdos
e a experiência, sem dúvida, fica marcada
como um momento especial de aprendizagemProfessora Patrícia Salgado
Como material a turma tem disponível o conteúdo do projeto UNOi e podem recorrer a pesquisas na biblioteca do colégio, sala digital, além de artigos e teses de doutorado para traçar a argumentação da defesa. Um destaque são as matérias antigas de jornal ou entrevistas dos autores para diversas mídias que são apresentadas como argumento.
Para a professora Patrícia o projeto tem uma relevância maior do que a avaliação tradicional: “É mais do que uma prova em termos de conhecimento adquirido, pois os alunos podem se aprofundar nos conteúdos e a experiência, sem dúvida, fica marcada como um momento especial de aprendizagem”, conclui.
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