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Uma abordagem interdisciplinar que valoriza a literatura romântica e a rica herança cultural dos povos indígenas brasileiros.
Descubra como a análise da obra “Iracema” e a celebração do Dia dos Povos Indígenas estão sendo integradas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Artes para promover um entendimento profundo da literatura romântica e da cultura indígena entre os estudantes.
Na disciplina de Língua Portuguesa, os estudantes do Ensino Médio do Colégio Certus fizeram uma imersão de estudo ao mergulhar na obra “Iracema”, um clássico do Romantismo brasileiro escrito por José de Alencar.
Esta análise proposta pelas professoras de Artes e Língua Portuguesa é uma oportunidade de compreender não apenas a estética romântica do século XIX presente na Literatura, mas também os ideais nacionalistas que marcaram a literatura brasileira após a independência.
Aproveitamos o Dia dos Povos Indígenas para realizar uma exposição
Ingrid Cristina – Professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio do Colégio Certus
que abre espaço para o diálogo e o conhecimento
sobre a cultura indígena em diferentes épocas.
Esta abordagem interdisciplinar une a análise literária com o reconhecimento da importância dos povos indígenas na formação da identidade nacional.
Iracema: O Indígena como Herói Nacional
“Iracema” é uma obra que retrata o indígena como herói nativo, através de uma imagem idealizada dos personagens. José de Alencar apresenta uma lenda sobre a origem do estado do Ceará e uma simbólica história de amor que representa o surgimento do povo brasileiro.
Esta narrativa é crucial para entender o desejo do Romantismo brasileiro de criar uma identidade nacional única.
Segundo o portal Brasil Escola, “É por meio do enlace amoroso entre a índia Iracema, representante do povo nativo ameríndio, e o português Martim, colonizador português do século XVI, que José de Alencar constrói uma narrativa que remonta à gênese da pátria brasileira: esse encontro de raças teria gerado o povo brasileiro.” (Veja mais sobre “Iracema — José de Alencar” em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/iracema.htm).
Integração com a Disciplina de Artes
Para complementar o estudo literário, a disciplina de Artes propõe uma exploração do contexto cultural e artístico dos povos indígenas.
Os alunos realizaram desenhos
Dane Modena – Professora de Artes do Ensino Médio do Colégio Certus
e criaram malhas indígenas
que representam o cotidiano, os hábitos,
costumes e ideais desses povos.
Esta prática não apenas enriquece o entendimento cultural, mas também valoriza a arte como uma forma de comunicação e preservação da vida cotidiana indígena. Assim, a proposta promove uma comunicação da Arte ditada através da vida cotidiana, hábitos, costumes e ideais dos povos.
Um Diálogo Interdisciplinar
Ao combinar a análise de “Iracema” com atividades artísticas, a atividade proporciona um aprendizado profundo e significativo para a turma do Ensino Médio. Os estudantes desenvolvem um respeito maior pela diversidade cultural e uma apreciação pela rica herança dos povos indígenas brasileiros.
Com isso, ao criar a oportunidade de uma abordagem interdisciplinar há um fortalecimento do entendimento de como a literatura e a arte podem refletir e preservar a identidade cultural.
Como explica a professora Ingrid, de Língua Portuguesa: “Nosso objetivo é que os alunos não apenas leiam e analisem a obra “Iracema”, mas também compreendam o impacto cultural e histórico dos povos indígenas na formação do Brasil”.
“Celebrar o Dia dos Povos Indígenas através desta exposição é uma forma poderosa de conectar a literatura romântica com a realidade e a importância da cultura indígena hoje”, completa a professora Dane Modena.
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