Esse ano a campanha do Outubro Rosa 2023 vem com o tema: “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”.
Para tanto, o Ministério da Saúde junto com o INCA – Instituto Nacional de Câncer disponibiliza uma cartilha para ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença.
A ação da campanha tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Se descoberto na fase inicial, as chances de cura são de 95%, por isso o autoexame e o acompanhamento com o autocuidado deve ser constante, com acesso aos serviços de diagnóstico para redução da mortalidade.
Fatores de risco da doença
Não há uma causa única para os fatores de risco. Alguns casos, o desenvolvimento da doença entre as mulheres está relacionado a envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante, etc.
É preciso o cuidado diário e rotina de procurar um médico para a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Acesse a cartilha ciicando aqui no link!
Mais informações podem ser encontradas no portal do Instituto Nacional do Câncer. Vamos falar sobre isso?
Fonte: Ministério da Saúde