Uma conversa sobre a Lua e sua relação com o Sol e a Terra

A relação entre o Sol e a Lua e os movimentos da Terra são investigados por meio da construção de modelos e da observação nos 8ºs anos do Fundamental.

Maquetes interativas ilustraram o estudo focado em representar as fases da lua e relacionar o ângulo de inclinação e o movimento de translação do planeta com as diferentes estações do ano.

A proposta é colocar o estudante no centro da aprendizagem através da metodologia ativa.

“Já é um fato conhecido que nós aprendemos muito mais praticando que ouvindo ou lendo. As metodologias ativas possibilitam ao aluno buscar o conhecimento e depois colocá-lo em prática.”

explica Jaína Araújo.

Responsável pela turma, a professora de Ciências compreende que os alunos absorvem com mais propriedade o conteúdo quando se aplica na prática a teoria.

“… Tenho observado que este é um método muito eficiente de lembrar-se das coisas por mais tempo, associando a teoria à prática, ao que observamos e vivenciamos no dia-a-dia.” metodologias ativas possibilitam ao aluno buscar o conhecimento e depois colocá-lo em prática.”

explica Jaína Araújo.

As metodologias ativas e o aprendizado

Considerando que botar a mão na massa favorece o aprendizado, cada grupo teve como objetivo investigar três tópicos:

– Relacionar o ângulo de inclinação e o movimento de translação com as diferentes estações do ano;
– Representar as fases da lua e uma situação de eclipse;
– Ilustrar as principais linhas imaginárias que dividem o planeta em zonas climáticas;

Com os objetivos traçados, os estudantes foram à luta para construir modelos tridimensionais (3D), para traduzir a pesquisa em exposições concretas apresentadas à professora.

No Canto Maker, a parte da pesquisa contou com o auxílio dos Chromesbooks que também serviram para elaboração de projetos. Um grupo projetou o passo-a-passo da maquete especificando os itens a serem usados: papel alumínio, palito de churrasco, caixa de TV, lanterna.

Materiais descartáveis unidos a materiais escolares se transformaram em criativas peças tridimensionais com as habilidades artísticas.

“No próximo ano, essa galerinha pode não se lembrar do que eu disse em uma aula expositiva, mas certamente vão lembrar que a inclinação da terra é fundamental para a ocorrência das estações do ano, porque eles mesmos foram atrás dessa informação…”,

Contextualiza Jaína e complementa:

“(eles) ilustraram isso em um modelo 3D e ainda tiveram que relacionar o que aprenderam e o que foi ilustrado no modelo ao que vivenciamos sempre: a mudança nas estações. Isso é muito poderoso!”

Entenda como o Sistema Sol, Terra e Lua influenciam na vida

Você sabia que a proximidade entre o planeta Terra e o satélite influencia o movimento das marés?

A Lua não tem luz própria e depende da posição do Sol. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol refletido na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado.

Quanto às marés, o efeito de atração da lua afeta os oceanos provocando correntes marítimas que geram marés altas e baixas dependendo das fases da lua. A força da sua gravidade interfere no movimento do mar, logo afeta nas pescarias.

Marés pequenas e mortas – que ocorrem nas fases da lua minguante e crescente facilitam o posicionamento das iscas por gerar correntezas menores além dos peixes terem um espaço menor para circular na busca por seus alimentos.

A compreensão da influência da Lua e atração entre a Terra é uma habilidade utilizada no cotidiano dos pescadores.

Entender como o único satélite natural de nosso planeta funciona, ajuda a lidar com os movimentos da maré, além de se aproveitar do mar mais iluminado.

A luminosidade é maior durante a lua cheia, mas na minguante ainda há uma luminosidade intensa que atrai os peixes para a superfície.

Saiba mais aqui:

Professores de física explicam relação entre Sol, Lua e Terra

Essa publicação foi escrita em parceria com o depoimento da Professora de Ciências Jaína Araújo (@jai.arreis).


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