Teorema de Pitágoras, cálculo de área ou do Pi, pantógrafo …
as nomenclaturas das teorias da matemática são diversas. Como entender a sua aplicação?
Eis a resposta:
A melhor forma é na prática!
Os estudantes do Ensino Médio compreendem produzindo no projeto de aprofundamento Mistérios Matemáticos e análise de dados – história e aplicação no cotidiano.
A proposta é um convite ao educando para investigação do papel da ciência do raciocínio lógico e abstrato no mundo – uma disciplina que assusta mas também encanta. Por outro lado, ajuda a desmistificar o senso comum.
A oportunidade é um ganho nos estudos.
Além de trazer os acontecimentos históricos que marcaram a sociedade, estreita a relação aluno com a disciplina indo além, para análise de problemas e dados.
Na prática… a turma do estudo de aprofundamento desenvolve projetos que traduzem para o concreto as hipóteses.
“Os estudantes foram desafiados a reproduzir experimentos que demonstrassem teorias e teoremas famosos…”
Ingrid Morselli
Contextualiza Ingrid Morselli, professora de Física e Matemática, responsável pelo projeto.
Além da imaginação… o entendimento
No espaço Canto Maker formas são desenhadas, recortadas e criadas gerando sólidos visíveis.
Como uma Torre de Hanoi – um quebra-cabeça em uma base contendo três pinos, sendo que, em um dos pinos estão dispostos alguns discos (uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo).
Tendo como matéria-prima o papelão (papel cartão de alta gramatura) e palitos de churrasco, os recortes de discos distintos esboçam o princípio de um trabalho.
Que tal a Demonstração do cálculo do Pi, aproveitando materiais descartáveis como tampa plástica de balde ou de garrafas pet?
As formas circulares são mensuradas com o uso de barbante. Somando aos itens descartáveis, um grupo de estudantes saiu pelo colégio encontrando “circunferências” em outros objetos (extintor, banco, escorregador, etc.) para encontrar o 3,1416… ou melhor… a constante do pi.
A matemática é incrível. Permite inúmeras aplicações criativas para a sua visualização.
Para o estudante, é uma chance de unir habilidades e competências para o estudo de quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações.
A união das ferramentas de aprendizagem traz a força.
Unindo ferramentas de aprendizagem como o Chromebook (no auxílio de pesquisa) e o ambiente Maker (e o acervo) o estudo para procurar por padrões, formulação de conjecturas embasadas pelas definições teóricas, fortalece os estudantes a estabelecem novos resultados e diferentes entregas.
Um grupo optou por fazer a demonstração do Teorema de Pitágoras. Todo o processo está sendo registrado para um Making of.
“Os ganhos de aprendizagem são inúmeros. Desde de adquirir autonomia na pesquisa e elaboração dos experimentos, à aplicação prática de conteúdos vistos geralmente de maneira teórica e/ou expositiva”, explica Ingrid.
A professora complementa:
“Em paralelo, há um ganho da compreensão da relação com o cotidiano e a utilização de alguns elementos para a solução de problemas (modelagem de problemas). Como proposta executada em grupo, desenvolve habilidades como responsabilidade e divisão de tarefas”.
Ingrid Morselli
No desafio do aprendizado matemático, o resultado do jogo é o ganha-ganha.
Praticando, o conhecimento deixa de ser tabu.
O raciocínio lógico se torna algo do cotidiano, como uma habilidade e competência compreensível e aplicável em qualquer momento.
Essa publicação foi escrita em parceria com o depoimento da Professora de Física e Matemática Ingrid Morselli (@demorselli).
Uma resposta
Estou amando o método de ensino, meu filho está indo super bem, parabéns! Ele acabou de mandar a nota da prova de matemática, 10.