Amar é…
Sentimento é algo para conversar.
Falar sobre os sentimentos e as emoções deve ser com quem a gente ama.
Se para adultos não é fácil, imagine para as crianças nos primeiros anos da educação.
Mas é uma habilidade que pode ser aprendida brincando.
Tendo como base “O livro dos sentimentos”, de Todd Parr, as professoras desenvolveram o projeto paradidático com turmas do Grupo 2 e 3 da Educação Infantil integrado aos Campos de experiências da BNCC ‘Escuta, fala, pensamento e imaginação’ e “O eu, o outro e o nós”.
A literatura ou escuta de contos, fábulas, histórias, etc é uma atividade que além de passatempo tem o poder de contribuir para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo.
O estímulo do contato com uma obra propicia a familiaridade com livros, os diferentes gêneros literários, bem como a diferenciação entre ilustrações e escrita, a criatividade, empatia, e muitas outras descobertas.
Para a aprendizagem dos pequenos, o estímulo visual e a literatura em si ajudam na compreensão da direção da escrita e as formas corretas de manipulação de livros, no raciocínio, concentração, compreensão, memória, vocabulário entre uma infinidade de aprendizagens.
Experiências orientadas e livres a partir de brincadeiras.
Uma série de atividades direcionadas contribuíram para as aprendizagens das crianças.
Em roda de conversa realizada semanalmente, as educadoras ouviam como os estudantes se sentiam. Em paralelo, a leitura diária do livro ajudava a nomear as expressões das ilustrações que apareciam na obra.
Uma atividade muito interessante é que cada criança fazia um desenho expressando um sentimento.
O desenho infantil é um importante parâmetro de análise do progresso da criança.
A ferramenta como expressão, contribui para representar de forma simbólica, o desenvolvimento motor, emocional, afetivo e consequentemente, a forma como vê o mundo, além dos benefícios para o processo de a alfabetização.
O tempo do desenho, pintar e colorir é mais do que brincar e passatempo infantil, é um momento de relaxamento e desenvolvimento.
As experiências do cotidiano para uma criança
são recheadas de oportunidades
para a compreensão dos sentimentos!
As diferentes formas de expressar e entender os sentimentos
Para a criança compreender o eu, o outro e o mundo é fundamental desenvolver as habilidades da escuta, fala, pensamento e imaginação.
Com o recurso da observação em frente ao espelho de expressões faciais e o registro em foto dos sentimentos, as professoras reservaram um tempo para os pequenos estudantes conhecerem e descreverem situações como felicidade, tristeza, raiva, entre outras.
Para o campo da fala e escuta, contar histórias sobre situações vividas pela criança e a família era uma experiência fundamental, oportunizada nas rodas de conversa, em momentos pedagógicos específicos relacionados ao livro paradidático e em situações do cotidiano escolar. Aliás, as experiências do cotidiano para uma criança são recheadas de oportunidades para a compreensão dos sentimentos!
Os jogos e brincadeiras com o rosto de “personas” criadas pelos grupos de estudantes, também foram fontes apoiadoras para esse trabalho que foi realizado ao longo do semestre. A atividade de trabalhar os sentimentos de cada estudante e imaginar os das “personas” criadas por eles, foram ferramentas com intencionalidade pedagógica, potencializadoras da aprendizagem.
Expressar e entender os sentimentos é uma rotina que pode ser realizada diariamente em casa com a família.
O momento de compartilhar com quem a gente ama os fatos do dia a dia e como se sente serve de identificação e acolhida entre os entes queridos. É uma grande oportunidade para que todos, adultos e crianças exercitem a fala, escuta, fortaleçam os vínculos afetivos.
A ludicidade esteve presente em todas as atividades.
No Certus, a gente acredita que a criança aprende brincando e explora a infância. Você concorda?
Divertida Mente, os sentimentos e as emoções
Você sabe distinguir sentimento e emoção?
Os sentimentos são processos mentais nem sempre perceptíveis, enquanto que as emoções são impulsos biológicos, visíveis no rosto, na voz ou na linguagem corporal.
O filme Divertida Mente ensina inteligência emocional em uma linguagem compreensível para crianças e adultos.
Dentre as ações realizadas, os estudantes, assistiram ao filme que se concentra na mente da jovem Riley, de 11 anos, onde cinco emoções, caracterizadas por personagens de mesmo nome, se expressam: o Raiva, a Tristeza, a Nojinho, o Medo e a Alegria.
Em “Divertidamente” cada emoção tem um propósito.
Sendo que entendida da seguinte forma:
– Alegria garante a felicidade de Riley:
– Medo, a segurança;
– Raiva a busca por justiça;
– Nojinho (desgosto) garante que a jovem não seja contaminada fisicamente e socialmente;
– Tristeza mostra quando ela precisa de ajuda.
O filme mostra como todas as emoções têm uma razão, sem seguir uma regra entre bom ou ruim. Em vez de ser evitadas, precisam ser compreendidas suas particularidades.
Para as crianças e para os adultos e pais fica a lição de que compartilhar com quem a gente ama como se sente é um importante aprendizado sobre os sentimentos e as emoções.
O aprendizado maior é a compreensão de que o desenvolvimento emocional infantil é influenciado pelas experiências e situações vividas pela criança, sendo um reflexo do meio no qual está inserida e da relação com familiares e cuidadores.
Amar é… para ser compartilhado em família.
Essa publicação foi escrita em parceria com o depoimento da Coordenadora da Educação Infantil Nilma Anita.
Respostas de 3
Olá boa tarde,tudo bem?
Gostei muito da Certus,uma escola de uma ótima qualidade.
Tentei falar pelo WhatsApp mas não tive retorno,gostaria de saber as condições de valores.
Boa tarde Roberto. Você pode clicar no botão verde do WhatsApp que irá falar com o atendimento, ou clique no botão vermelho agendar visita que está na parte superior da Home do site (se estiver acessando pelo computador), ou na parte inferior (se estiver acessando pelo celular). Obrigado pelo comentário.