É impossível haver evolução social sozinho. Sim, é preciso que cada indivíduo cresça dentro de si, mas para isso é fundamental a harmonia com o outro. Empatia, acolhimento e inovação – palavras-chave de um dos fatores mais importantes do tempo presente, o coletivo.
Atento a essas necessidades de mutação, o Certus solidifica sua postura de integração humana. Ela é fruto de práticas internas que já demonstram bons resultados, das principais atualizações da sociedade e dos avanços científicos da Educação e áreas afins. Nasce o @CertusConectado.
Tal filosofia vai oficialmente embasar as ações diárias e novidades, nos campos pedagógico, administrativo, familiar e comunitário. O objetivo é fortalecer a construção de uma escola democrática, humanista e antenada.
Um dos eixos imprescindíveis do @CertusConectado é o estudante
As mudanças estão sendo trabalhadas e algumas delas serão materializadas em 2019. Isso porque um dos eixos imprescindíveis do @CertusConectado é o estudante. Determinados espaços físicos serão readequados para atender as diferentes demandas e proporcionar experiências incríveis.
Será criado, por exemplo, um laboratório maker, com diversas ferramentas e materiais que estimulem a livre imaginação e invenção de objetos e projetos. Também por isso, as aulas serão cada vez mais arrojadas e cheias de possibilidades. E os recentes recursos tecnológicos educacionais vão contribuir para esse contexto – como a parceria que será lançada com o Google For Education.
Tais transformações não serão feitas sem embasamento, por mero otimismo ou dissociadas da realidade. Muito pelo contrário, o Certus iniciou um grupo de estudos com a direção, coordenação e professores para absorver e colocar em prática os apontamentos da Base Nacional Comum Curricular. Esse documento, inédito no Brasil, foi aprovado pelos órgãos competentes em dezembro de 2017 e indica as diretrizes pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas do País para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, com implementação obrigatória até 2020.
A BNCC do Ensino Médio está em fase de discussão na sociedade e entidades especializadas, assim como no Certus. Ao mesmo tempo, faz parte desse eixo da Educação, do @CertusConectado, ajudar ainda mais o adolescente a se preparar para os vestibulares, sobretudo o ENEM. E isso não pode ser feito sem a consolidação da construção social, formando cidadãos críticos e conscientes para o mundo adulto e para ingressar nas universidades e mercado de trabalho.
Nenhuma dessas ações surtirá efeito sem outro ponto elementar do @CertusConectado, o afeto
Mas nenhuma dessas ações surtirá efeito sem outro ponto elementar do @CertusConectado, o afeto. Os projetos, planejamentos, reformas e recursos digitais de nada adiantarão sem a valorização dos seres humanos que estão por trás. E o Certus intensificará a vinculação entre cada ator de seu dia a dia. Os colaboradores terão mais acesso a capacitação, preparação e alcance de objetivos. Toda a proposta também é impensável sem uma estreita relação de parceria com as famílias das crianças e jovens, como já é buscada. Portanto, é crucial aumentar a agregação da comunidade externa a esse universo de fluidez.
Conectar-se é agir em rede. E uma rede é formada por inúmeros nós, que são os encontros de ideias, atitudes, debates, críticas, dúvidas e certezas, ou seja, pessoas. Assim, se bem estruturados e orientados, dão origem a direções inovadoras. Com trabalho, mudança e equilíbrio, os nós que eram sonhos se tornam realidade. Basta que se deixe contagiar.
Esse é o @CertusConectado.