As linhas de uma história que merece ser contada

Olhando para o alto, no coração guardou um desejo:
“Um dia vou construir uma escola!”

Não qualquer sonho. Esse era grande e nasceu na mente de uma criança que, enquanto brincava de escolinha, ensinava os vizinhos a ler e a escrever.

Ensinar é plantar sementes e aprender é florescer sem medo. E os sonhos? Ah, os sonhos são janelas abertas e um convite aos que têm coragem de voar.

Ninguém explica muito bem como os sonhos de criança encontram os adultos. Alguns chamam de destino, outros de coincidência ou oportunidade… Talvez propósito. O certo é que Marli Cintra dos Santos teve um reencontro com o seu em 1986, quando fundou a escolinha Pôr do Sol, próximo ao portão principal do Autódromo de Interlagos. Foi lá que começou, oficialmente, a história do Colégio Certus – que só recebeu esse nome em 1991, após a mudança para sua sede atual.

CERTUS É SEGURANÇA

Certus é uma palavra do latim, idioma do qual nasce nossa língua portuguesa. Na tradução literal do original significa seguro, certeiro, que não oferece dúvidas. “Para a gente, Certus é acolhimento e olhar. É local de descobertas, brincadeiras, de perguntas e construção”, reforça Marli Cintra, fundadora do colégio.

SONHO QUE SE SONHA SÓ
É SOMENTE UM SONHO

Nenhuma história se escreve sozinha e com Marli não foi diferente. O início de sua trajetória aproximou e levou pessoas. Idna e Clarice, depois Roberta e Rosemary. Nessas idas e vindas, Cilene Braga permanece e é a sócia há mais tempo ao seu lado. Posteriormente, o senhor Hamilton Ferreira e os filhos Rodrigo e Ronaldo unidos a elas completaram a equipe de mantenedores.

A construção da marca não se deu da noite para o dia. Investimentos em todas as áreas e a força de uma equipe pedagógica dedicada selaram uma comunicação inovadora. Pautada em mostrar ao mercado sua essência por meio das práticas educativas ou, ainda, nos eventos que agregaram valor à comunidade Certus.

Com o crescimento do colégio, a inserção da tecnologia não prevaleceu sobre o atendimento carinhoso e individualizado do início. Atualmente, a instituição é referência de ensino na região, para outras escolas de São Paulo e estados.

Assim, com sonhos compartilhados de pessoas empreendedoras, o Certus se firmou como um colégio sólido. Propostas de ensino não tradicionais oferecem desde o início uma formação integral de cidadãos autônomos, críticos e participativos, hábeis para atuarem de maneira competente e responsável no meio em que vivem e transformam.

CONSTRUTORES DE ASAS

Assim, com sonhos Já dizia Rubem Alves:

“Aforismos são visões: fazem ver, sem explicar. Pois ontem, de repente, esse aforismo me atacou: ‘Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas’”

Certus nasceu para ser asa e pode oficializar isso em 2012 com a autorização do próprio Rubem Alves, que assinou o selo “Nós somos asas”, como reconhecimento de um projeto construído para transformar vidas. O slogan, vinculado até hoje ao logotipo do colégio, carrega o compromisso de formar cidadãos prontos para o mundo.

O símbolo da amoreira envolta por um quadrado incompleto demonstra “a capacidade que temos de voar para fora da caixa que nos limita”.

UMA MARCA QUE PRECISA DO MUNDO
PARA QUE O MUNDO CAIBA AQUI DENTRO

Acreditamos que a educação é a matéria prima para o autoconhecimento, para a conexão com o outro e a transformação do mundo.

Tão atual e ao mesmo tempo tão intrínseco!

O lema, adotado no ano em que o colégio completa 35 anos, revela o DNA e o propósito de uma instituição que nunca pôs limites ao ato de ensinar e sempre acreditou no poder transformador da sala de aula. Em todos os aspectos.

Não à toa foi pioneiro na região de Interlagos ao receber o selo de Membro das Escolas Associadas da UNESCO, ainda em 2013. Assumindo sua responsabilidade rumo à cidadania global e incorporando os 5 Pilares da Educação definidos pela Organização das Nações Unidas, que são: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Ser, Aprender a Conviver e Aprender a Transformar. Além de assumir o compromisso de disseminar em seus projetos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS da Agenda 2030.

Ser uma escola associada da UNESCO representa estar mundialmente alinhada com pedagogias inovadoras e criativas.

DO CONCRETO AO IMAGINÁRIO

“Sou pequenino e também gigante 
Só não se perca ao entrar
No meu infinito particular.”
Onde fica o limite
dos sonhos e as barreiras
que nos impedem
de sermos maiores?
Grandes voos não se limitam…

Com o passar dos anos e a parceria de novas famílias na comunidade escolar é que o colégio adquiriu o atual terreno, que mais tarde foi expandido com a compra do Espaço Flamboyant. Em seus jardins abriga a Educação Infantil e o novo prédio do Ensino Fundamental I.

A ampliação foi uma busca de concentrar cada segmento em espaços diferenciados. Assim, todos os ambientes são pensados e desenvolvidos para acolher cada faixa etária e seus desejos e expectativas. Até a turma do integral, que passa o dia todo em atividades na escola, tem um prédio só para eles.

Aquela escola tímida iniciada em uma casa simples, hoje está fundamentada em um espaço com mais de 8 mil metros quadrados, entre a extensa área verde – que abriga cerca de 150 árvores frutíferas catalogadas – e sua imponente construção.

UM LUGAR ASSIM
VOCÊ NÃO ENCONTRA POR AÍ

CADA CANTO TEM SEU ENCANTO
A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO.

Ao transitar pelos corredores calmos é perceptível a preocupação em oferecer ambientes agradáveis voltados à convivência e ao aprendizado. O silêncio só é interrompido pelo balanço das árvores, o canto dos pássaros e pelas vozes dos estudantes, aproveitando cada espaço da escola.

Tal como um sonho, se harmoniza nos galhos, no recolher os frutos ou nas brincadeiras sob a amoreira. Ali, é comum a presença de professores e colaboradores junto às crianças. Todos em comunhão, compartilhando a natureza e o sabor da fruta, assim como do conhecimento.
Como num sonho de uma escola!

Tal como um sonho, se harmoniza nos galhos, no recolher os frutos ou nas brincadeiras sob a amoreira. Ali, é comum a presença de professores e colaboradores junto às crianças. Todos em comunhão, compartilhando a natureza e o sabor da fruta, assim como do conhecimento.
Como num sonho de uma escola!

COMO NUM SONHO DE UMA ESCOLA

Texto publicado originalmente na Revista Canal Certus, Edição 14 especial de 35º Aniversário, Dezembro 2021.


VEJA TAMBÉM

4 respostas

  1. Olá Equipe Certus

    A linha do tempo do Certus nos orgulha muito, fato esse que meus dois filhos fazem parte dessa história.
    Meu filho mais velho Thiago Eduardo, começou desde a educação infantil no Certus, fez faculdade Pública e hoje já está trabalhando na área da graduação em Comércio Exterior e o meu filho mais novo Pedro Henrique Alves de Souza também começou pela educação infantil e hoje está na reta final (2° Ano-Ensino Médio) e sabemos como o ensino de qualidade faz diferença somado ao acompanhamento e orientações de nós pais.

    Parabéns Equipe Certus

    1. Obrigado Júlio pela acolhida.
      Acreditamos que as linha desta história forem construídas da parceria família e escola.
      O aprendizado é um processo que acontece de vários lados, unidos…
      Juntos pela educação.

  2. Olá! Obrigado de conhecer a Certus, e ver a História linda num sonho que eu pude ler e já dizia Rubens Alves ( R.A. conheci hoje ) que a História do Pilastre Por do Sol e o Sonho da Marli Cintra dos Santos chegou ao Colégio Certus que encaixa no Pilastre de Rubens Alves nas gailoas e asas. Certus está nesses cinco pilastre. Nada fazemos sozinhos. No que eu aprendi hoje sobre o Colegio Certus com o cinco pilastre. 1 – Aprendeu com o sonho. 2 – conheceu a voar, 3 – Aprendeu voar no que a natureza nos propõem, 4 – Aprendeu a ser melhor no momento, 5 – Aprendeu a transformar e conviver com pessoas que acreditaram nos sonhos e prazeres que a vida nos mostra com alegria e amor no que escolhemos para voar com pessoas que acreditaram nas suas vontades de dar certo nos seus 35 anos voando alto. Parabéns a comunidade e o Colegio Certus pelos sonhos. Que agregaram valores e sonhos certeiros para o sucesso de anos. Não é para qualquer Colégio chegar nesse patamar de anos e ganhar selo de competência. Parabéns pelo conteúdo e de transformação em Acreditar no dar certo. Grato Professor Ronaldo Heidrich

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *