Proposta Pedagógica
A Proposta Pedagógica do Certus se baseia nas 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. Essas competências são produto de ampla discussão da sociedade civil e são consideradas alicerce de uma educação altamente comprometida com nossos valores.
1 Conhecimento
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2 Pensamento Científico, Crítico e Criativo
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3 Repertório Cultural
Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4 Comunicação
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual motora, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimento das linguagens artística, matemática e cientifica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimento em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5 Comunicação Digital
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6 Projeto de Vida
7 Argumentação
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.