Estudantes produzem uma Câmara Escura de Orifício

A Física pode ser uma disciplina descomplicada e cativante. Isso acontece quando aulas são diferentes e apresentam um foco em experimentos. Assim, os alunos têm contato com uma abordagem voltada para a prática e esquecem aquele mito de que a matéria é complexa e de pouca aplicação no cotidiano.

Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio tiveram uma aula, bastante interessante, ministrada pela professora Ingrid Morselli. A partir da produção de um protótipo simularam a formação das imagens no olho humano através da construção de uma Câmara Escura de Orifício, um experimento tradicional onde objetos simples como latas de leite, tomate e papel vegetal ajudam a reproduzir exatamente o que acontece na retina.

Com o auxílio da educadora, os jovens montaram a câmara e entenderam como o olho humano capta a imagem e a transmite para o cérebro a partir da retina. Ao finalizarem o experimento, a professora explicou passo a passo o processo da Câmara Escura de Orifício e abriu espaço para perguntas.

https://www.facebook.com/ColegioCertus/videos/452996335573617/

Veja o álbum de fotos

Saiba mais sobre a Câmara Escura de Orifício

A câmara escura de orifício é um dispositivo cúbico ou em forma de um paralelepípedo (caixa) que possui um pequeno orifício em uma de suas paredes, que são todas opacas.

Quando um objeto iluminado ou luminoso é colocado à frente da câmara, é formada na parede oposta ao orifício uma imagem invertida semelhante ao objeto.

Os raios de luz que partem do objeto em direção à câmara são referências para determinarmos a relação entre a altura do objeto, altura da imagem, distância entre o objeto e a câmara e o comprimento da câmara.

Fonte: Mundo Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *