Certus Terá Ponto de Coleta de Lixo Eletrônico até julho

Estudantes do Ensino Fundamental II e Médio participam do Torneio Greenk, que visa a conscientização do descarte correto do lixo eletrônico. A partir desta iniciativa o colégio terá um ponto coleta deste material até julho de 2019. Os aparelhos quebrados ou em desuso podem ser trazidos por toda a comunidade do bairro.

Torneio Greenk Intercolegial é um desafio que mobiliza milhares de colégios na arrecadação de lixo eletrônico em São Paulo. O principal objetivo desta iniciativa é conscientizar e mobilizar estudantes do Ensino Fundamental e Médio sobre o que é lixo eletrônico e como descarta-lo corretamente.

Também conhecido como e-lixo ou REEE (Resíduos de Equipamentos Eletrônicos), o lixo eletrônico é todo o resíduo produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos.

O Brasil é o 7º maior produtor deste lixo no mundo e o 2º maior das Américas. Anualmente, são cerca de 1,5 mil toneladas e apenas 3% deste material têm o encaminhamento correto. Isso significa que praticamente todo o e-lixo produzido em nosso país é descartado sem nenhum tratamento, representando riscos à saúde e à natureza.

O REEE não deve ser jogado no lixo comum, pois estes equipamentos contêm uma série de componentes químicos e substâncias altamente poluentes. Se descartados de forma incorreta, podem contaminar terrenos e a água, além de causar sérios riscos ao meio ambiente e à nossa saúde.

Em sua 2º edição no ano de 2018, o Torneio Greenk mobilizou mais de 150 escolas que, juntas, arrecadaram quase 80 toneladas de e-lixo. Em 2019 o desafio aumentou e agora a meta é arrecadar um total de 220 toneladas de lixo eletrônico.

Desta forma, reafirmando seu comprometimento com o meio ambiente, o Certus participa do Torneio Greenk e convoca sua comunidade local e escolar para abraçarem essa causa.

A colaboração das crianças e suas famílias é fundamental e todos podem ajudar enviando para o colégio até julho TODO TIPO DE EQUIPAMENTO ELETRÔNICO EM DESUSO OU QUEBRADO.

A indústria fabrica diferentes linhas de produtos, por isso, o lixo eletrônico foi divido em categorias distintas. Cada um tem sua cor. O Movimento Greenk tem a missão de mobilizar a sociedade para o descarte correto do e-lixo das categorias verde e marrom, justamente daqueles equipamentos que estão ligados à nossa paixão por tecnologia:

Computadores, celulares, monitores, impressoras, tablets, fios, carregadores, aparelhos de TV, som, rádio, mouses, teclados, caixinhas de som, disquetes, memórias, HD´s, estabilizadores, ferros de passar, liquidificador, batedeira, forno elétrico, torradeira, ventiladores, microondas, controles em geral entre outros. São alguns exemplos testes materiais.

O Movimento Greenk e tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do PEA/UNESCO – Programa de Escolas Associadas da UNESCO, do qual o Certus faz parte.

Convoque a sua comunidade e participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *