Paladar – Desenvolvimento da Alimentação Saudável

O Integral tem uma rotina que em diversos momentos lembra um pouco o dia a dia em casa. A hora das refeições é uma delas! Nem sempre as crianças têm apetite ou querem comer todos os itens do cardápio. E aí temos um desafio como o de qualquer família: trabalhar a conscientização da alimentação saudável e o incentivo à experimentação. 

Este trabalho é uma constante, mas algumas atividades direcionadas ajudam a desenvolver e tornar este estímulo agradável sem deixar traumas nos pequenos. Um exemplo é esta atividade realizada pela Equipe de Desenvolvimento.

Em um primeiro momento foi feita uma contação de história sobre o paladar. Os educadores usaram o livro “Paladar”, de Mandy Suhr e Mike Gordon. Na obra os autores demonstram de forma simples e bem-humorada, como as crianças podem usar o paladar para descobrir o mundo ao seu redor.

“Aprendi que os alimentos que parecem ser ruins, nem sempre são.”

Vitor de Souza, 1º ano.

Após terem concluído a leitura foi proposto um jogo. No game os estudantes foram divididos em duplas e vendados experimentaram diversos alimentos. Entre um docinho e outro, que já estão no gosto da criançada, haviam frutas, legumes e vegetais. Sem saber o que estavam provando os pequenos precisavam dizer que alimento era aquele.

Eu nunca tinha comido batata doce, eu comi e gostei. Seria legal se tivesse batata doce na escola. É engraçado tia… ela tem nome de batata doce, mas nem é tão doce assim…”

Miguel Paulino, 1º ano.

Para finalizar, foi montada uma roda de conversa, onde os alunos relataram qual foi a sensação de experimentar os alimentos de olhos vendados. Neste momento muitos confidenciaram que comeram alimentos que diziam não gostar, mas que nunca haviam experimentado por “medo” de serem alimentos “ruins”!

“Eu não gostava de cenoura. Experimentei e gostei, vou começar a comer.”

Manuela Maciel, 1º ano.

Veja o álbum de fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *