O CERTUS respeita o tempo da infância. E é justamente pelo acolhimento e valorização da condição infantil que entendemos a criança como um ser de necessidades próprias num universo próprio.

A criança não é a representação do adulto em miniatura e, portanto, não atribui os significados do mundo adulto aos rituais sociais tão importantes na nossa cultura. Mas calma! Isso não quer dizer que a criança, mesmo a mais pequena, não entenda algumas situações como importantes e valorosas – mas quer dizer certamente que a vivência das experiências infantis mais marcantes têm significado para as crianças a partir de um repertório próprio de saberes e sentimentos.

O ritual de formatura, de grande importância e significado na graduação universitária, representa a conclusão de um processo formativo profissional e marca, para o formando, a passagem simbólica em sua vida pessoal da ocupação de um lugar de estudante para um lugar possível no mercado de trabalho qualificado e, logo, na sociedade produtiva do mundo adulto.

As escolas adotaram este modelo cerimonial de formação para a celebração de um momento muito importante, que é a conclusão do Ensino Médio e a passagem que segue para a próxima etapa da vida de cada um. Mas que sentido tem um ritual formal de formatura para crianças da educação infantil?

É preciso entender que nessa primeira etapa da vida escolar a criança ainda não concluiu seu processo educativo: ao contrário, está somente iniciando uma longa jornada educativa e escolar. Ao final da educação infantil a criança pôde vivenciar uma série de situações e experiências que contribuíram para a ampliação do seu repertório de saberes, para a construção de muitos novos conhecimentos e, ainda, aprendeu a relacionar-se com um coletivo que está fora da convivência familiar e desenvolveu sua autonomia e protagonismo.

O CERTUS acha isso muito importante!

Ao escolher um evento de celebração focado no universo infantil estamos atentos às necessidades próprias da infância: a brincadeira, o faz-de-conta, a ousadia, a curiosidade, a exploração, o experimento, os mistérios e o amor.

Ao final do ano, em tempo de confraternizações com os colegas e expectativas pelo que segue, os estudantes do pré do CERTUS terão a festa mais especial! Será como é a infância ela mesma: divertida, dinâmica, cheia de significados e repleta de momentos para guardar na memória.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *