Turmas dos 2ºs anos desenvolvem noções de espaço com construção de maquetes de casa.

Cada criança representou a moradia de formas diferentes com paredes, cômodos e moveis usando a imaginação e muita criatividade.

O trabalho devia ter formas geométricas como quadrada, retangular ou em L, além de dividir em ambientes: assim, poderia entender e compreender a utilização de cada cômodo da casa. Um conhecimento do espaço vivido, percebido e concebido. “Fizemos a maquete como um trabalho de geografia porque estávamos aprendendo sobre plantas da casa”, comenta Maria Júlia, aluna do 2º B1.

Segundos anos da Educação Fundamental do Certus fazem maquetes em casa com a família desenvolvendo noções de espaço do conteúdo de geografia

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Reconhecer os diferentes tipos de construções e moradias foi o objetivo da atividade que contextualiza os conteúdos de geografia Onde você mora e Diferentes tipos de moradia do Brasil, do material UNOi. Para a criança é importante a compreensão do espaço físico em que está inserida para a formação da concepção de vida, porque é o local em que desenvolve suas rotinas. Seja na escola, onde passa uma boa parte do cotidiano ou no lar. O infante se percebe como individuo e cidadão que pode atuar no mundo.

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O material do UNOi visa apresentar aos alunos que antes das técnicas de construção trazidas pelos portugueses, os indígenas já construíam diversos tipos de moradias utilizando madeira e folhas de árvores e que ainda é comum em algumas comunidades em muitas regiões do Brasil construções feitas de taipa de pilão ou pau a pique.

A apresentação desenvolve
a oralidade da criança
e a construção da maquete
estimula a criatividade

Patrícia Osada – Professora

A professora Patrícia Osada destaca: “Os alunos se divertiram muito com a atividade. Mostraram como é sua casa e contaram como foi construir com a família a maquete. Quem pensou, executou, pintou e como conseguiu encaixar tudo”. Os trabalhos ficaram expostos na sala de aula.

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A exposição teve como diferencial a visita de outras turmas. “Em formato de círculo, cada turma convidada passou por todas as maquetes e cada criança tinha de apresentar e tirar dúvidas”, explica a professora Simone Rodrigues. Desta forma o visitante aprendia o que é uma planta baixa e percebia que na planta baixa os cômodos e objetos são vistos do alto.

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Foi um ganho no aprendizado do trabalho; como enfatiza Patricia: “A apresentação desenvolve a oralidade da criança e a construção da maquete estimula a criatividade”. O recurso didático traduz a leitura da paisagem de maneira pratica e divertida para a elaboração das noções de espaço de forma tridimensional.

Veja o álbum de fotos

Segundos anos da Educação Fundamental do Certus fazem maquetes em casa com a família desenvolvendo noções de espaço do conteúdo de geografia

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