Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental mergulharam em uma experiência educativa que une Literatura, Matemática e Artes, inspirados pelo livro “Meu Pai é um Homem-Pássaro”.
Unindo disciplinas é possível desenvolver as asas para a imaginação dos estudantes em uma jornada literária. Para isso, os professores apresentaram à turma a obra “Meu Pai é um Homem-Pássaro”, de David Almond.
O primeiro passo foi um convite à turma para uma experiência lúdica através da leitura. Em coletivo, após lerem o livro, teve um momento para ouvir as percepções e observações de cada um. O espaço para diálogo é importante para que o aluno tenha o lugar de fala e escuta ativa, fortalecendo a expressão pessoal.
Explorando Criatividade e Conhecimento em uma Aventura Interdisciplinar
Todo o processo se iniciou logo no começo do primeiro semestre. Os estudantes dos 6ºs anos do Ensino Fundamental do Colégio Certus embarcaram na aventura literária do ganhador do prêmio Hans Christian Andersen, de 2010, de melhor autor, David Almond, estimulados a a desbravar o possível.
Estratégias de leitura diversas eram usadas para que os estudantes deixassem a imaginação voar alto. Em paralelo, os professores exploravam temas como empatia, amizade, família, sonhos e, acima de tudo, muito amor.
A experiência literária dividida por fases
O próximo passo era aprender o voo. A cada página virada, a turma era envolvida pela narrativa, dando asas à criatividade, aproveitando cada “voo” para aprender ainda mais.
Voo que voa junto é um voo infinito. Voar compartilhando as descobertas é uma oportunidade de juntar a turma e presenciar um pouco de aprendizagem espontânea e criar a partir de uma história um elo que consegue envolver conhecimentos de diferentes disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e Artes.
Essa jornada literária nos uniu e nos ensinou
Professor de Matemática Wagner Mucheroni
valiosas lições sobre a importância da família,
da amizade e da perseverança em busca dos nossos sonhos.
Voar: uma habilidade multidisciplinar
Em Matemática: Voando com Jackie:
Nas aulas de Matemática, o desafio proposto à turma foi ajudar a personagem Jackie a voar. Desta forma, os estudantes precisavam desenvolver projetos inovadores, com a liberdade de experimentar e testar ideias em grupo, aplicando o aprendizado sobre física, engenharia e a importância da colaboração para alcançar o objetivo.
Já em Língua Portuguesa: a poesia em cada asa: explorando a criatividade e a expressividade através da poesia – e inspirados pela história – , cada pensamento gerou versos emocionantes. O resultado é a descoberta de que a poesia pode nascer de qualquer tema, basta abrir o coração e deixar a imaginação fluir.
Nas Artes: transformar sonhos em arte: Durante as aulas ocorreu a busca de elementos que capturassem a essência da história e se transformassem em obras de arte. Com a dinâmica desta atividade, teve o desenvolvimento da criatividade aplicada nas habilidades manuais, oportunizando aprender a expressar as emoções em produções artísticas.
Para criar algo concreto, os estudantes pesquisaram quais os possíveis projetos para montar uma estrutura de voo. Após a pesquisa, desenharam os modelos de protótipos até chegar à fase de elaboração de maquetes ou mockups de foguetes, helicópteros, aviões, asas, dentre outras propostas.
Uma vivência riquíssima sem limite para sonhar ou voar.
Um convite para voar alto:
A aprendizagem pode ser mais significativa quando propõe ao estudante explorar o domínio da pesquisa, para saber fazer.
Ao explorar o multiverso do conhecimento em uma jornada literária interdisciplinar, o livro de David Almond, estimula no estudante do Ensino Fundamental uma educação que une a criatividade e o conhecimento em uma atividade escolar que fortalece a autonomia do educando.
A história de “Meu Pai é um Homem-Pássaro” é um convite para não limitar os sonhos. Abrir as asas, sorrir e preparar-se para voar alto! Como a lição que fica para os estudantes: Juntos, podemos construir um futuro cheio de realizações e aprendizados.