Uma jornada de autoconhecimento dos Estudantes do Ensino Médio

Aqui você encontra: Ensino Médio | Aprendizagem Prática | Protagonismo do Estudante

Os estudantes do Ensino Médio aprendem sobre gerenciar as emoções em uma jornada de autoconhecimento no Colégio Certus.

Com o objetivo das turmas da 2º série do Médio identificarem os próprios sentimentos e reconhecerem a importância de gerenciar as emoções, tanto na vida profissional quanto na pessoal, as professoras propuseram um estudo dividido em várias fases.

Inicialmente, uma discussão em sala de aula abordou o tema sobre a inteligência emocional, sua importância e o impacto na vida. Para ilustrar e expandir o debate, as turmas assistiram ao filme Coringa.

A película contribuiu para uma análise das consequências de esconder os sentimentos, com base nas experiências do personagem título do filme.

Em seguida, os estudantes foram mediados pelas professoras Ingrid Cristina e Juliana Celestino sobre as máscaras sociais usadas diariamente pelos indivíduos e como elas podem afetar em situações do cotidiano, tendo exemplos para  ilustrar o conceito.

Noutro momento a vivência foi para a prática com uma oficina de máscara de gesso, em que os alunos criaram suas máscaras, e colocaram o item sentindo o desconforto físico que compara-se ao uso das máscaras sociais da vida real.

Vivenciar para refletir

Ao unir a prática ao conceito teórico, conduzido sob supervisão, a atividade permite ao estudante exteriorizar e expressar-se através da arte com a decoração das máscaras. Assim, cada estudante pode decorar e pintar sua máscara de gesso para expressar sentimentos e identidade.

Dando prosseguimento, em outra aula uma roda de conversa foi estabelecida. Neste momento a turma pode refletir em grupo sobre a experiência compartilhando impressões e percepções. Uma pergunta norteadora permeou o debate: “Como podemos relacionar a máscara de gesso com as relações sociais?”

A conversa gerou diálogos importantes entre os participantes permitindo um momento de reflexão e de grande contribuição para os estudantes.

A arte como veículo de expressão

A produção das máscaras converteu-se para uma Exposição do Trabalho, em que os estudantes compartilham com a comunidade escolar as percepções e aprendizados adquiridos.

A aprendizagem se torna significativa quando transcende a sala de aula.

O resultado: Uma experiência transformadora que ajuda nossos alunos a se conhecerem melhor e a gerenciar suas emoções de maneira saudável e eficaz. Afinal, entender e expressar nossos sentimentos é essencial para uma vida equilibrada e bem-sucedida!


DEIXE SEU COMENTÁRIO E VEJA MAIS CONTEÚDO ABAIXO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *