Os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental visitaram os municípios de Santos e São Vicente para um estudo do meio.
A proposta da saída pedagógica é um estudo de campo para aprofundar o conhecimento sobre os aspectos da colonização do Brasil, as atividades marítimas e econômicas do litoral paulista.
Locais como o Porto de Santos, o bairro histórico Valongo, o Aquário de Santos, a Bolsa do Café, a Praça das Bandeiras e a Casa e Vila Martim Afonso de Souza, dentre outros, fizeram parte do roteiro.
A visita guiada com monitores é uma grande oportunidade para a turma estar próxima de pontos turísticos e compreender a importância destes locais para a história do Brasil.
Contemplando os estudos realizados em sala de aula pelas disciplinas de Ciências com a professora Jaína Araújo (@jai.arreis) e Rafael Capistrano (@prof.rafagarcia) a atividade tem viés interdisciplinar.
Qual é a importância do estudo do meio para o aprendizado?
O estudo do meio é uma metodologia que possibilita integrar a teoria com a prática estudada, levando os conceitos aplicados na sala de aula para novos espaços e contextos culturais. Propicia o contato direto do aluno com seu meio imediato, exercitando a intuição através de trabalhos de campo e excursões. Trata-se de um método ativo e interativo por requerer um trabalho interdisciplinar.
No Ensino Fundamental, o estudo do meio é um método ativo e interativo por requerer um trabalho interdisciplinar. potencializando as percepções e relações em torno do ambiente em que se vive. Quando definido um destino é importante analisar e escolher um ambiente que construa ligações entre as áreas de estudo e possibilite o desenvolvimento de atividades que gerem valor pedagógico e social.
Para os estudantes é uma grande oportunidade de acessar informações in loco sobre dois municípios históricos e importantíssimos para o estado de São Paulo. Uma atividade fora do ambiente educacional tradicional que possibilita interações e imersões com um determinado espaço geográfico.