Os estudantes do Ensino Médio visitaram o Jardim Botânico de São Paulo em saída pedagógica.
Fundado em 1928 e situado no Parque da Água Funda, o Jardim Botânico SP está dentro de uma Unidade de Conservação servindo como uma das principais áreas de estudo ambiental do estado.
Durante a visitação, os estudantes puderam conhecer mais sobre as espécies de plantas, efetuar observação de animais e a interação com a natureza ao andar em um fragmento de Mata Atlântica.
A saída pedagógica integra uma das ações realizadas pelo itinerário “Sustentabilidade, soluções tecnológicas e empreendedorismo: O uso da matemática como ferramenta estratégica”, ministrado pelo professor Joilson Leite. O dia contemplou a visita monitorada “Verde Preto (Expedição Mata Atlântica)”.
A importância do Jardim Botânico
O Museu Jardim Botânico está localizado em uma região já serviu para abastecimento de água do Ipiranga (bairro da cidade de São Paulo) e apresenta uma grande biodiversidade em 360 mil metros quadrados.
O espaço abriga 380 espécies diferentes de árvores que estão em risco de extinção, 139 espécies de aves como os tucanos-de-bico-verde, e outros animais como preguiças, bugios e inúmeros seres vivos.
Com todo o estímulo fornecido pelo jardim botânico, os estudantes puderam ampliar o conhecimento e a compreensão acerca das temáticas relacionadas à conservação da biodiversidade e ao papel dos jardins botânicos.
A oportunidade é ainda um incentivo para uma visão holística da natureza, estímulo ao diálogo e reflexões sobre valores e atitudes em relação ao meio ambiente.
O respeito a todas as formas de vida e a conexão com o meio natural compreende motivar ações e comportamentos favoráveis à conservação da biodiversidade, tornando a aprendizagem significativa.